Câmara Municipal de Miguelópolis agora no Interlegis
O Legislativo moderno e integrado
A Câmara Municipal de Miguelópolis agora está integrada ao programa Interlegis do Senado Federal, que tem como objetivo principal fortalecer institucionalmente o Poder Legislativo brasileiro, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação, entre as casas legislativas nas esferas federal, estadual, municipal e distrital.
Sem custos para as casas parceiras, o Programa disponibiliza vários produtos e serviços, entre cursos a distância (Saberes), treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pela Comunidade Legislativa.
As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portais na internet personalizados para as câmaras municipais e outras instituições conveniadas (Portal Modelo); seu armazenamento no datacenter do Programa (hospedagem); a identificação adequada das casas legislativas nos endereços eletrônicos (domínio .leg.br), entre outros.
Antes, o portal da Câmara poderia ser acessado através do endereço eletrônico: http://www.camarademiguelopolis.sp.gov.br, o qual gerava custos para a casa. Graças ao convênio firmado entre a Câmara Municipal, por intermédio da Presidente Ângela Aparecida Alves de Menezes, e o programa Interlegis, do Senado Federal, agora o site passou por adequações, se modernizou e deixou de onerar os cofres públicos, pois tanto o registro do domínio, quanto a hospedagem do portal na internet são totalmente gratuitos.
Com isso, o novo endereço eletrônico da Câmara Municipal de Miguelópolis é: http://www.miguelopolis.sp.leg.br.
O .LEG é o domínio do Legislativo na internet, ou seja, é o nome que agrupa todos os órgãos do Poder Legislativo na rede mundial de computadores.
Domínios mais comuns no Brasil
Sites comerciais usam .COM
Sites do governo usam .GOV
Sites do judiciário usam .JUS
Sites do legislativo usam .LEG
Benefícios do .LEG
Identidade e padronização
A extensão .leg cria uma identidade virtual padrão para o Poder Legislativo. É a partir dos sites .LEG que o público pode acompanhar o trabalho de quem faz a legislação e fiscaliza o uso dos recursos federais no Brasil, no seu estado e município.
Independência e autonomia
O .LEG é gerido pelo Poder Legislativo enquanto o .GOV é gerido pelo Poder Executivo. Dessa forma, a Casa legislativa passa ser autônoma também na Internet.
Gratuidade
O Interlegis oferece este serviço de forma gratuita a todas as Casas Legislativas do Brasil.
