Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Governo de SP firma convênios com Miguelópolis e cidades da região

Governo de SP firma convênios com Miguelópolis e cidades da região

por Assessoria de Imprensa e TI — publicado 15/06/2018 12h41, última modificação 15/06/2018 12h41

O Estado de São Paulo continua a investir nas questões relativas ao turismo para promover o desenvolvimento social, além de gerar emprego e renda. Em Franca, na quinta-feira (14), o governador Márcio França autorizou, ao todo, o repasse de R$ 996.224,06 para três Municípios de Interesse Turístico (MITs): Altinópolis, Rifaina e Santo Antônio da Alegria. Márcio França certificou, ainda, os novos MITs de Orlândia, Ituverava, Miguelópolis, Patrocínio Paulista e Sertãozinho. Miguelópolis, através do prefeito Naim Miguel Neto assinou um convênio no valor de R$ 600 mil para recapes, através do deputado Federal, Arnaldo Jardim (PPS), já informado na semana passada pelo vereador Alceu Barbosa. “Anunciamos com as prefeituras vários convênios de pavimentação, conforme tínhamos prometido. Desde o início, falamos que firmaríamos esses acordos para que os prefeitos pudessem ter a chance de fazer manutenção urbana, que fazem parte da programação”, ressaltou o governador.

Na ocasião aproveitando a vinda do governador em Franca, o vice-prefeito Nilton Siqueira e os vereadores Neander Toledo e Rogério Carrijo também se encontraram com o deputado estadual Roberto Engler e com o ex-deputado Federal, agora vereador Adérmis Marini. Roberto Engler tem uma emenda de R$ 155 mil de recapes para o bairro Sumaré em Miguelópolis e o Adérmis Marini também, uma emenda de R$ 150 mil para a área da saúde. Os vereadores agradeceram também ao deputado Paulinho da Força que através dos vereadores Rogério e Neander liberou uma emenda para a "Frente de Trabalho", serão empregadas 25 pessoas por nove meses. O vice-refeito Nilton Siqueira explicou a situação da cidade aos deputados, pedindo recursos para o município.
A vereadora Edna Vertello também esteve em Franca, acompanhada da presidente da APAE de Miguelópolis, Cleide de Oliveira. A diretora da Etec Laurindo Alves de Queiroz, Ana Paula Marra também prestigiou a vinda do governador do estado a Franca. O prefeito Naim Miguel Neto assinou convênios e recebeu das mãos do governador o selo do MIT. “Este é o reconhecimento do trabalho que estamos realizando á frente da Prefeitura e pensando somente no bem estar da população, e agora já estamos começando a colher todo o trabalho de organização da casa para que estes e outros recursos possam chegar à Miguelópolis.” explicou o Naim Miguel. Estavam ainda presentes, o deputado Rafael Silva e Barros Munhoz.

Fortalecimento
Por intermédio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria Estadual de Turismo, a assinatura de acordos fortalece a atividade do setor nas cidades signatárias. A iniciativa contribui para a reestruturação de áreas de turismo, revitalização de espaços públicos, recuperação de pontos de visitação e iluminação pública, entre outros aspectos. Vale lembrar que temos 70 estâncias turísticas e 97 Municípios de Interesse Turístico”, avalia o secretário de Turismo do Estado, Junior Aprillanti.
Em visita à região, o governador também oficializou a criação do Aglomerado Urbano de Franca, formado por 19 cidades: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. O começo dos debates sobre a composição da Aglomeração Urbana da Região de Franca ocorreu em setembro de 2016.
Ainda no município, Márcio França participou do descerramento da placa das obras de reforma e ampliação da Delegacia de São Joaquim da Barra. No total, foram investidos R$ 833.798,49 na unidade, que passa a contar com 21 salas, sete banheiros e seis celas.

Rodovias
O governador também entregou as obras de modernização das rodovias Cândido Portinari (SP-334) e Prefeito Fábio Talarico (SP-345), por meio dos investimentos de R$ 126,1 milhões, originários do Tesouro do Estado e disponibilizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Entre Franca e Cristais Paulista, a Rodovia Cândido Portinari passou por serviços de duplicação, pavimentação dos acostamentos e implantação de nova sinalização do Km 406 ao Km 413. Além disso, o DER construiu duas passarelas, no Km 406,1 e no Km 410,95. O projeto foi executado para aumentar a segurança dos pedestres, bem como dois viadutos para acesso e retorno, no Km 407,3 e no Km 411,9. Para ampliar a fluidez e possibilitar o acesso aos bairros próximos, o Departamento de Estradas de Rodagem implantou vias marginais, sendo 1,98 quilômetro de extensão na Marginal Norte e 2,82 quilômetros na Marginal Sul. Iniciada em setembro de 2014, a duplicação da SP-334 gerou 240 novos postos de trabalho. O investimento foi de R$ 62,2 milhões. Em abril de 2017, já havia sido inaugurado o trecho do Km 413 ao Km 421, em Cristais Paulista.

Obras
Já a Rodovia Prefeito Fábio Talarico passou por obras de recapeamento da pista, do Km 42,5 ao Km 83, entre as cidades de Franca, São José da Bela Vista, Guará e São Joaquim da Barra. Houve também a recuperação dos acostamentos e implantação de nova sinalização. Para acesso e retorno, um novo viaduto foi construído no Km 59,06. Duas pontes também foram recuperadas no pacote de obras: sobre o Rio Sapucaí, no Km 82,8, e sobre o Ribeirão Salgado, no Km 63,3. Com início em abril de 2014, a modernização da SP-345 contou com investimentos de R$ 63,9 milhões e gerou 511 postos de emprego para a região. Fonte: Assessoria do Governo do Estado de São Paulo. Imagens: PMM.